10 julho 2009

Centenário da expulsão das ordens religiosas



É um congresso que "não pretende reproduzir um acontecimento polémico", mas "assinalar cientificamente" o I Centenário da Expulsão das Ordens e Congregações durante a I República. Na conferência de imprensa, realizada a 16 de Junho, Eduardo Franco, coordenador geral da organização do Congresso Internacional «Ordens e Congregações Religiosas em Portugal - Memória, Presença e Diásporas» sublinha que a "perspectiva de diálogos com todas as instituições está presente nesta actividade".
A dimensão histórica está presente, mas muitas outras áreas serão contempladas: "espiritualidade, cultura, economia, arquitectura, escultura, pintura, assistencial". Um congresso "pluridimensional" que demonstrará que as "ordens e congregações estão vivas" - disse Luis Machado de Abreu, Presidente da Comissão Científica do Congresso, iniciativa a que a Agência ECCLESIA se associa.

A realizar dos dias 2 a 4 de Novembro de 2010, na Fundação Calouste Gulbenkian, este congresso pretende chamar "os diferentes actores que estiveram envolvidos" na efeméride. Eduardo Franco salienta que "procuramos envolver instituições de várias identidades ideológicas".

José Varandas, director do Centro de História da Universidade de Lisboa e da Comissão Coordenadora Executiva, realçou também haverá um conjunto de seminários que antecedem o congresso. Recentemente, este organismo organizou um seminário sobre a «República e o Socialismo". Neste espaço temporal que falta, José Varandas pensa "realizar 2 ou três seminários" sobre as temáticas envolventes. Pelo menos um desses seminários poderá ser sobre "outras ordens que não as religiosas". E acrescenta: "Por exemplo sobre a maçonaria".

No campo das hipóteses, Eduardo Franco propõe uma amostra de doces conventuais e uma exposição de hábitos religiosos. Iniciativas que antecedem o congresso internacional e contribuem para o enriquecimento desta efeméride. Poderá obter mais informações através do site.

Luís Filipe Santos

In Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário